quarta-feira, 10 de julho de 2013

Tratamento de Fertilização Assistida pelo SUS



No post anterior, eu havia comentado sobre o tratamento de fertilização assistida que o SUS está oferecendo. Nesse post vou explicar melhor sobre esse serviço como ele funciona, quem pode usá-lo e onde está disponível.
 Todas nós tentantes temos um objetivo em comum, engravidar, mas cada uma tem um obstáculo a ser vencido. SOP, endometriose, fatores tubários, uterinos e ovulatórios,  mioma, pólipos, malformação uterina, nos homens varicocele, processos infecciosos entre outros, são apenas alguns dos diversos problemas que nos fazem entrar em desespero quando passamos muito tempo tentando engravidar sem sucesso!
Sabemos que os tratamentos realizados por clínicas de reprodução são carééééésimos e super inacessíveis para os bolsos pobres e vazios como o meu (tá, eu sou um tanto dramática!), então pensando nisso o Governo resolveu fazer uma pra Deus ver e liberou a verba para que nós pobres mortais pudéssemos realizar nosso sonho gratuitamente em alguns hospitais.
Ainda não é meu caso, afinal eu estou fazendo a pouco tempo o tratamento da SOP, mas para quem é tentante há muito tempo, e possui algum tipo de infertilidade, converse com seu GO, vale a pena correr atrás dessa possibilidade!

De acordo com o Ministério da Saúde, em São Paulo os locais que oferecem o tratamento gratuito de fertilização são:

-Hospital Pérola Byington.
Contato: 3248-8000 
crsm-ouvidoria@saude.sp.gov.br
-Hospital São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Contato: (11) 5576-4522
-Hospital das Clínicas de São Paulo, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
Contato: (11) 2661-0000
-Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (USP)
Contato: (16) 3602.2318 - sichcrp@hcrp.usp.br

Em Brasília:

-Centro de Reprodução Assistida do Hospital Regional da Asa Sul (HRAS)
Contato: (61) 3445-7500 / 7716

No Nordeste:

-Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip)  Sede em Recife (PE) é um centro hospitalar filantrópico
Contato: (81) 2122.4100 - Fax: (81) 2122.4703 - E-mail: imip@imip.org.br 

Belo Horizonte:

-Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Contato: (31) 3409-9300 - contatos@hc.ufmg.br

Porto Alegre:

-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Contato: PABX (51) 3359.8000 FAX (51) 3359.8001 
-Hospital Fêmina do Grupo Hospitalar Conceição
Contato: (51) 3314 5200 

OBS: Esses são apenas alguns locais que consegui encontrar em pesquisas realizadas em diversos sites. Caso queira saber se existe em alguma outra região, verifique no serviço de saúde da sua cidade ou estado. Conforme eu for encontrando outras localidades que possuem esse tipo de serviço publico e aviso.

Os interessados vão passar por uma investigação socioeconômica, onde os casais preencherão um formulário e também apresentar alguns documentos para comprovar que não tem condições financeiras para fazer um tratamento por clínicas especializadas em reprodução humana. Além de fazer uma série de exames, ter encaminhamento da rede básica de saúde, ainda tem requisitos que são informados em cada uma das unidades que oferecem o serviço. Em algumas unidades, o tratamento é gratuito, mas os medicamentos são por conta dos tentantes.

É muito bom saber que existe esse serviço na rede pública, afinal tantos casais sonham com seu milagre mas não tem condições de custear um tratamento que sabemos que não são nada acessíveis!
Não é possível saber o tempo de espera para o início do tratamento, mas sabendo que é um serviço gratuito dá para imaginar que não deve ser super rápido. As unidades conseguem atender por ano cerca de 200 à 600 pessoas, mas a procura é enorme. Então corra atrás mas tenha paciência! Seu milagre está nas mãos de Deus ele ele está caprichando!

Não deixem de comentar!



2 comentários:

  1. Realmente é muito bom, porém as filas são longas, estou indo no PROJETO BETA, onde o valor é de acordo com sua condição financeira do casal, vc passa por uma avaliação econômica. Também tem o idéia fertil, que é semelhante ao beta. Fica a dica. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, muito obrigada pelo seu comentário!
      Ah demora mas eu acho que vale a pena esperar...espero que seu momento esteja bem próximo!
      Que Deus abençoe seu ventre!
      Não deixe de nos visitar sempre!

      Excluir